A Sedese-MG prorrogou o prazo para que gestores municipais encaminhem projetos à Subsecretaria de Esportes da Sedese, manifestando interesse em sediar etapas do Jemg 2023. As inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (17/2).

Estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de todos os 853 municípios mineiros, podem competir em etapas microrregionais e regionais. Nesta edição de 2023, o Jemg agrega cinco modalidades de esportes: basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

✏️ Por: Agência Minas
📸 Foto: José Carlos Paiva

Saiba mais em www.educacao.mg.gov.br.

#EducaçãoMG #GovernodeMinas #MinasAvança #JEMG

 
 

 

  Anexos e Modelos aos Processo Licitatório: 
17.jpeg

Clique sobre o assunto para acessar o documento:
 
LICITAÇÃO: Aquisição / Prestação de Serviço
          - Modelo - DECLARAÇÕES DE VÍNCULO
          - Modelo - CONTRATO DE FORNECIMENTO DE MATERIAIS
          - Modelo - CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
 
LICITAÇÃO: Obras Reforma e/ou Ampliação
          - Anexo III - ORIENTAÇÕES AO EXECUTOR DA OBRA E AO PRESIDENTE DA CAIXA ESCOLAR
          - Anexo V - CARTA PROPOSTA/DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA
          - Anexo VI - TERMO DE VISTORIA E COMPARECIMENTO
          - Modelo - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
          - Modelo - DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA
          - Modelo - CONTRATO DE OBRAS 
 
 
 
 

 

 

 

GABINETE DA SRE

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2441 ou (35) 2103-2433

SUPERINTENDENTE REGIONAL DE ENSINO

Clícia Maria Beraldo Nadalini Hart

ASSESSOR DE GABINETE

Adilson Grilo Magalhães

 

INSPEÇÃO ESCOLAR

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2421 ou (35)2103-2425

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2410 ou (35)2103-2420

Clique aqui para acessar a página de serviços do setor

----------------------------------------------------------------------------

 

DIRETORIA EDUCACIONAL (DIRE)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2403 ou (35)2103-2431

DIRETORA

Rafaelly Gomes de Lima Silveira

  

ATENDIMENTO ESCOLAR (DIVAE/SEDINE)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2412

 

PEDAGÓGICO (DIVEP)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2416 ou (35)2103-2417

 

----------------------------------------------------------------------------

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (DAFI)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2414

DIRETORA

Thaís Camargo de Oliveira

 

PROTOCOLO / ATENDIMENTO SRE

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2400

 

COMPRAS E PATRIMÔNIO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2408

 

BOLETIM DE VIAGEM

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2423

 

NUTRICIONISTA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2422

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2439

 

REDE FÍSICA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2445

 

----------------------------------------------------------------------------

 

DIRETORIA DE PESSOAL (DIPE)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2402

DIRETORA

Tamares Alvarenga Ferreira

 

APOSENTADORIA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2446

 

GESTÃO DE PESSOAL E BENEFÍCIOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2429

Clique aqui para acessar a página de serviços do setor

 

PAGAMENTO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35)2103-2427

 Clique aqui para acessar a página de serviços do setor

 

 

 

 

 

 

 

Clique sobre o assunto para o acesso rápido:
 
Servidores vinculados ao RGPS e retorno ao trabalho após perícia INSS
Vencimentos deixados e orientações ao beneficiário
Tabelas e formulários de pagamento
Manual do Secretário de Escola
Desativação da Assistência à Saúde do IPSEMG
Legislação e regimento interno (acesso SRE)

    


   

 

 

  SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS – RETORNO AO TRABALHO APÓS PERÍCIA INSS: 

 

O lançamento do retorno ao trabalho dos servidores não efetivos que se encontram afastados pelo INSS é de responsabilidade da Unidade de Recursos Humanos do órgão de origem do servidor não efetivo, mediante documentação comprobatória (ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 (RETIFICADA EM 28/11/2016).

Caso o servidor não efetivo possua dois cargos em unidades de trabalho diferentes, deverá ser apresentada uma Declaração referente a cada unidade.

 17.jpeg

 

 

 

SITUAÇÕES DE RETORNO DO INSS - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS:

  1. Concessão do benefício do INSS
  2. Contrato encerrado ou rescindido
  3. Indeferimento do benefício do INSS
  4. Licença para Tratamento de Saúde seguida de Licença Maternidade
  5. Prorrogação de Auxílio Doença
  6. Reconsideração de decisão
  7. Retorno antes de passar pela perícia do INSS
  8. Servidor que está em licença para tratamento de saúde concedida pelo INSS e passa por perícia médica na SEPLAG para ser contratado pelo Estado
  9. Servidor que marcou perícia diretamente no INSS sem passar pela avaliação da SEPLAG
  10. Servidores que já recebem benefício pelo INSS

 

 

 

 


  

 

 

 VENCIMENTOS DEIXADOS - ORIENTAÇÕES AO BENEFICIÁRIO: 

 

 PROCESSO DE VENCIMENTOS DEIXADOS 
É o pagamento efetuado aos beneficiários do ex-servidor falecido, relativo aos vencimentos não recebidos até a data do óbito, mais o acerto integral ou proporcional do décimo terceiro e ainda acertos de vantagens e/ou descontos.

 

 COMO PROCEDER 
As pessoas legitimadas a receberem os valores a que faria jus o servidor devem procurar a unidade de recursos humanos do órgão ou entidade de origem do ex-servidor e protocolar o Requerimento de Vencimentos Deixados. O requerimento (devidamente assinado e datado) e demais documentos podem ser enviados de forma digitalizada. Solicitamos que verifiquem se estão legíveis, antes do envio e que preferencialmente seja em formato pdf.

 

 SÃO LEGITIMADAS A RECEBEREM OS VALORES: 
(VIA OPE, CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE)

  •  o cônjuge ou os filhos, pais, irmãos, sobrinhos ou beneficiários por alvará judicial; 

 

 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSTRUÇÃO INICIAL DO PROCESSO: 

  •  se cônjuge ou companheiro: 
    1. certidão de óbito do ex-servidor falecido;
    2. cópia do documento de identidade oficial com foto;
    3. cópia do CPF;
    4. certidão de casamento atualizada ou certidão lavrada em cartório de vida em comum; e
    5. requerimento de vencimentos deixados devidamente preenchido.

 

  •  se filhos, pais, irmãos, sobrinhos ou beneficiários por alvará judicial: 
    1. certidão de óbito do ex-servidor falecido;
    2. cópia do documento de identidade oficial com foto dos beneficiários (herdeiros);
    3. cópia do CPF dos beneficiários (herdeiros);
    4. autorização dos beneficiários (herdeiros), inclusive no caso de pais separados, contendo as assinaturas de todos os sucessores, com firma reconhecida em cartório, dispensada somente em caso de presença de todos para que o reconhecimento possa ser realizado pelo servidor do atendimento, em atenção à lei 13726/2018. Formulário (anexo).
    5. A autorização não é necessária nos casos em que há ALVARÁ JUDICIAL;
    6. certidão de óbito dos herdeiros falecidos;
    7. Requerimento de Vencimentos Deixados devidamente preenchido.

 IMPORTANTE: 
 Em todos os casos, deve ser informada conta bancária, mantida em quaisquer instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, desde que não seja conta conjunta, destinada a receber o pagamento (para segurança dos beneficiários, recomenda-se trazer cópia de documento emitido pela instituição financeira com os dados da conta em questão). 

  •  Conta salário e Conta Poupança não são permitidas para pagamento de Ordem de Pagamento. 
  •  O pagamento em bancos digitais não está autorizado. 

 17.jpeg

 

 

 

FORMULÁRIOS NECESSÁRIOS:

  1. Autorização de Herdeiros DRH
  2. Requerimento de Vencimentos

 

 

 


 

 

 

 

  TABELAS E FORMULÁRIOS DE PAGAMENTO 

 

 17.jpeg

 

 

 

DOCUMENTOS MAIS UTILIZADOS:

  1. Atualização de dados pessoais
  2. Tabelas de Novas Naturezas SISAP (Atualizada em 09/02/2023)
  3. QI - Utilizados para servidores efetivos
  4. Componentes Curriculares SISAP
 
 
 

 

 


 

 

 

 

  MANUAL DO SECRETÁRIO DE ESCOLA 

 

 17.jpeg

 

 

 

ACESSO:

  1. Clique aqui para acessar o Manual do Secretário
 
 
 

 

 


 

 

 

 

  DESATIVAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO IPSEMG 

 

 17.jpeg

 

 

 

ACESSO:

  1. Orientações sobre a Exclusão e Restabelecimento da Assistência à Saúde do IPSEMG
 
 
 

 

 


 

 

 

 

  LEGISLAÇÃO E REGIMENTO INTERNO 

 

 

Atenção, área restrita! Acesso autorizado somente aos servidores do pagamento.

 
 

Edital  - Aquisição de Alimentos
TC n° 979363/2022
 

Escola Estadual José Gomes de Morais Filho

Rua Carlos Rinco, S/Nº - Centro
Albertina - MG, 37596-000
Telefone: (35) 3446-1111
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
 

EDITAL Nº 09/2022 – AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

 

11/03/2021

Alguns alunos que foram cadastrados no SIMADE neste ano, podem apresentar falhas no login do E-mail, no aplicativo Conexão Escola 2.0 e na consulta dentro do site idaluno.educacao.mg.gov.br, pois estão em processo de cadastramento e liberação nos sistemas. Peço a gentileza de informar a estes alunos que em breve os acessos serão estabilizados. Agora, às 17h30, do dia 11/03/2021, mais de 90% das falhas já foram restabelecidas.

Os problemas de acesso aos e-mails dos alunos, aplicativo Conexão Escola 2.0 e na consulta ao site idaluno.educacao.mg.gov.br foram sanados! Caso, ainda apareça alguns problemas específicos, favor solicitar o suporte ao e-mail institucional no formulário abaixo.

Apenas a etapa de enturmação/ensalamento ainda está em processo e algumas inconsistências encontradas, já estão recebendo a tratativa. Tais como, duplicidade de salas para o mesmo aluno, quantidade de turmas, quantidade de alunos divergente ao número constante no SIMADE, dentre outros problemas. Embora, não há a necessidade de solicitar o suporte para cada aluno, quanto a isto. Ainda não há previsão para o término desta tratativa.

 

16/03/2021

A Subsecretaria de Articulação, esclarece que as mudanças ocorridas em razão da enturmação pedagógica somente serão carregadas no Conexão Escola a partir de 19/03/2021. Assim, estas de fato ainda não se encontram refletidas no aplicativo.

A equipe de Avaliação da SEEMG informa que as avaliações já estão disponíveis para os estudantes matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Estudantes matriculados do 2º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental verão seus testes na próxima semana. Caso os estudantes já tenham tentado acessar o teste mais cedo, sugerimos que os estudantes realizem a limpeza de cache do aplicativo, seguindo os passos no sistema operacional Android do dispositivo móvel: Configurações -> Aplicativos -> Conexão Escola 2.0 -> Armazenamento -> Limpar cache. Até que consigamos realizar a limpeza centralmente.

 

17/03/2021

No momento do cadastro dentro do app Conexão Escola 2.0, mesmo que o usuário selecione a opção errada (Sou Aluno/Sou Professor), não haverá prejuízo. Uma vez que finalizado o processo de enturmação automática, o próprio sistema definirá quem é quem. Caso tenham mais problemas, faça a limpeza de cache do aplicativo, de acordo com a orientação do parágrafo acima.

Algumas turmas dos professores provavelmente não foram totalmente ensaladas ainda. O status de ensalamento de todo Estado se encontra em 58%, com previsão de conclusão em até 22/03/2021. Se o problema persistir, após a data de conclusão, favor nos comunicar.

 

18/03/2021

Todas as conversas das salas dos professores no Google Classroom, são encaminhadas no e-mail da supervisão "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", para desabilitar as notificações clique aqui para acessar o passo a passo e siga as orientações.

 

19/03/2021

 

23/03/2021

Informações importantes sobre o app Conexão Escola 2.0: 

1. Estudante está utilizando o app do Conexão Escola do ano passado, ou seja, precisa desinstalar e instalar o Conexão escola 2.0 novamente.

2. Estudante não está entrando com o e-mail institucional. Alguns estudantes estão tentando login com o gmail particular e não conseguirão acesso mesmo. Para acessar a prova, o estudante deve obrigatoriamente utilizar o e-mail institucional criado pela Secretaria, caso contrário não conseguirá acessar o teste e suas respostas não serão consideradas. Os estudantes que não souberem seu e-mail, podem consultar a informação por meio do site http://idaluno.educacao.mg.gov.br/ ou se informar com a direção da escola. A senha do primeiro acesso é a data de nascimento do estudante com barras (exemplo: 29/09/2006). Mais informações sobre o acesso ao aplicativo podem ser encontradas no Tutorial de instalação e acesso ao Aplicativo Conexão Escola 2.0 - Ricardo NTE 15; (clique aqui para acessar)

3. Estudantes que foram matriculados/enturmados entre os dias 03/03 e 17/03: terão acesso aos seus testes a partir de hoje, dia 23/03.

4. Estudantes que foram matriculados/enturmados após dia 18/03, ou até dia 18/03 estavam enturmados em turmas com mais de 60 alunos, não acessarão os testes pela Plataforma. Nestes casos a escola deve providenciar o arquivo digital ou impresso e lançar os dados posteriormente.

5. Estudante acessa e não aparece os cadernos de teste, apenas uma mensagem de que estará disponível. Nestes casos, sugerimos que o estudante faça a limpeza de dados no App seguindo estes passos no celular: Configurações -> Aplicativos -> Conexão Escola 2.0 -> Armazenamento -> Limpar dados e cache. Depois, entre no app novamente. Se persistir, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o e-mail que está utilizando para acesso.

6. O estudante não consegue finalizar o teste: As respostas dadas ficam salvas e recomendamos tentar novamente em breve.

7. Estudante tentando acessar a avaliação pela aba de Plano de Estudos. Essa aba não tem avaliação. Nesta aba será disponibilizado Plano de Estudos Individual apenas uma semana após o estudante finalizar ambos os testes da avaliação. 

8. Quando estudante acessa o aplicativo aparece tela branca: lentidão ao carregar o teste. Aguardar a tela carregar ou logar novamente.

9. Acesso a avaliação via web e aparece o erro: “Usuário ou senha inválidos. Tente novamente”. Este erro ocorre quando o estudante acessa via web, insere seu login e senha, mas ao invés de clicar em “Sign in with Google”, clicam em “ENTRAR”.  O correto seria clicar em “Sign in with Google”.

10. Estudante finalizou o teste e não consegue visualizar a avaliação. Após clicar em finalizar o estudante não consegue mais voltar ao teste. Para verificar se o envio aconteceu corretamente, o estudante precisa clicar na aba “respondido” e depois no ícone de lupa.

11. Os estudantes que possuem acesso à internet poderão também realizar o teste pelo computador, pela versão web. A avaliação no formato web pode ser acessada pelo link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021, clica em “Clique aqui - Avaliação Diagnóstica 2021”, insira login e senha institucional e clique em “Sign in with google”.

 

24/03/2021

Segue tutorial para abrir o Google Formulários no aplicativo Conexão Escola. Sobre o Google Meet não abrir no app, bem como docs, planilhas e apresentações, já foi reportado à Assessoria de Inovação e Prodemge para as tratativas. https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vQmKyOKWj__w98dR8T3VojDHTm3MljvQB-IgYWcLh4u9fGi8TzwhikHyNXsTKfnn-x1pGVIq73Y3KPl/pub?start=false&loop=false&delayms=60000 - Secretaria-Geral da Escola de Formação

 

25/03/2021

Devido ao grande número de questionamentos sobre a enturmação/ensalamento realizado através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. de perfil pedagógico, segue alerta.

Algumas escolas questionaram se poderiam organizar as turmas no classroom (Google Sala de Aula) com o perfil escola.codigo.pedagogico, adicionando professores que faltam, excluindo turmas atribuídas de forma errada, excluindo os alunos que estão em duplicidade nas turmas...

Alerto que: este trabalho de enturmação está sendo executado pela PRODEMGE junto com a SEEMG. Sendo assim, ainda não há informação oficial de que pode ser realizado pelo perfil pedagógico, sem provocar duplicidade ou gerar qualquer outro problema posteriormente. Infelizmente, sem orientação oficial, sugiro aguardar.

Informação oficial da SEEMG: 

O professor/aluno será lotado como professor/aluno da turma, uma vez que a carga é pela terminação do e-mail (@aluno e @educacao).

O problema de enturmação foi encaminhado para a área responsável e estamos aguardando uma solução o mais breve possível.

Gentileza não compartilhem o código da turma. O processo está sendo realizado automaticamente e qualquer interferência poderá ocasionar erros!

 

26/03/2021

Avaliação SIMAVE com inconsistências no perfil do aluno:

Sugerimos que ele realize a limpeza de cache do aplicativo, seguindo os passos no celular:

Configurações -> Aplicativos -> Conexão Escola 2.0 -> Armazenamento -> Limpar cache. Até que consigamos realizar a limpeza centralmente.

Se, mesmo com a limpeza do cache, não sanar o problema no perfil do aluno. O suporte técnico sobre a utilização da plataforma SIMAVE será realizado, exclusivamente, via e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - e chat disponível no link Fale Conosco da plataforma SIMAVE.

Sobre a utilização da plataforma SIMAVE escolas devem solicitar suporte técnico SIMAVE.

Em caso de problemas de enturmação dos professores e estudantes, a escola deverá verificar se os dados dos sistemas SIMADE e QUADRO DE HORÁRIOS estão atualizados. Em caso negativo, deverá providenciar a atualização nestes sistemas e aguardar o prazo para que as informações sejam carregadas no Conexão Escola 2.0.

 

29/03/2021

Apenas o professor pode gravar USANDO DIRETAMENTE O MEET, o aluno conseguiria usando software externo, por exemplo: o gravador de tela do próprio celular ou através de outro programa instalado no dispositivo.

 

"O processo de criação de e-mails institucionais e a enturmação de professores e estudantes no Conexão Escola 2.0 acontece centralmente de maneira automática. A partir da inclusão da enturmação dos estudantes no SIMADE e da vinculação dos professores no Quadro de Horários pelos gestores escolares, a informação será migrada para o aplicativo em 24 horas.

Em caso de problemas de acesso dos professores e estudantes, a escola deverá confirmar se o estudante/professor está utilizando a versão atualizada do Conexão Escola 2.0. Após esta verificação, deve identificar se trata-se de um problema com o e-mail institucional ou de enturmação.

Em caso de problemas de enturmação dos professores e estudantes a escola deverá verificar se os dados dos sistemas SIMADE e QUADRO DE HORÁRIOS estão atualizados. Em caso negativo, deverá providenciar a atualização nestes sistemas e aguardar o prazo para que as informações sejam carregadas no Conexão Escola 2.0. Atenção: A escola não deverá realizar esse processo manualmente, no Google Classroom, para o caso do professor ou estudante não estar enturmado, para evitar erros posteriores.

•        Repassar ao SEDINE da SRE para validar a situação da escola, ou seja, se todos estudantes relatados na situação problema estão inseridos no SIMADE e enturmados no mesmo.

•        O setor da SRE responsável pelo sistema Quadro de Horários deverá validar se os dados dos professores da Escola estão inseridos no referido sistema, ou seja, se os dados dos professores foram lançados no Quadro de Horários e feita a vinculação.

•        De posse das conferências acima, caso o problema não tenha sido identificado, o NTE enviará à equipe do Conexão Escola, a situação com os seguintes dados:
o        Dados da Escola: Nome da Escola e Código da Escola.
o        Dados do estudante: Nome completo, ID do aluno e e-mail institucional."
 
 

31/03/2021

No dia 29, a Diretoria de Informações Educacionais, informou ao SEDINE do procedimento para ativar uma lista de professores dentro do SIMADE.

Assim que concluírem a ativação dos mesmos no SIMADE, serão enturmados no app Conexão Escola. Enquanto o processo de enturmação não for concluído, não é possível que todos tenham o acesso às turmas ou disciplinas corretamente, ainda haverá inconsistência.
 
Para saber se o seu e-mail institucional já foi criado, acesse o formulário na seção E-mail institucional, selecionando dentro do formulário a opção "Consultar meu endereço de e-mail".
 
Segue para conhecimento e repasse, procedimento que o especialista deverá realizar quando o aluno ou professor sair acidentalmente da turma no Classroom.
 

05/04/2021

Para habilitar a internet patrocinada dentro do aplicativo Conexão Escola 2.0, é necessário concordar com a solicitação de conexão VPN que permitirá monitorar o tráfego de rede do seu dispositivo.
 

 

05/05/2021

 

Para os casos de professores que já estão ativos no SIMADE e vinculados ao Quadro de horários é necessário enviar o nome do professor, escola, turmas que não aparecem para o mesmo.

Pedimos, por gentileza, para os casos que apresentam problemas, enviar o print das seguintes situações:

1 - Professor ativo no SIMADE;
2 - Professor vinculado e associado no QUADRO DE HORÁRIOS.

Este se faz necessário para que possamos enviar solicitação de regularização junto à PRODEMGE.

 

12/05/2021

 

CORREÇÃO MANUAL DA ENTURMAÇÃO PELA CONTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA: Caso aconteça do aluno ou professor sair da sala.

 

Primeiramente as informações dos professores e alunos precisam ser inseridas e ativas nos sistemas SIMADE e Quadro de Horários.

 
Após as correções nos sistemas, dentro de 24 horas é atualizada a enturmação. Caso isso não ocorra, segue um vídeo para que possa fazer o processo de enturmação ou desenturmação manualmente:  
 
 
Lembrando que, se as informações no SIMADE e Quadro de Horários divergirem com a enturmação do Google Sala de Aula, a enturmação no Google Sala de Aula será sobreposta no momento da atualização automática.
 

 

24/08/2021

 
 
 

Uso do Google Meet com patrocínio de dados (internet patrocinada):

 

2. Abertura dos aplicativos Jamboard, Documentos, Planilhas e Apresentações Google com permissão de edição pelo professor/aluno via aplicativo Conexão Escola 2.0.

3. Atualização de segurança do aplicativo Conexão Escola 2.0.

4. Atualização de correção com aumento no tempo de espera do aplicativo ao acessar o Google Classroom facilitando a habilitação da internet patrocinada.

 

 

 

Menu de acesso rápido:
 

E-mail institucional

Chromebook

Se Liga Na Educação

Curso EaD Google for Education

Educação Conectada

E-book Colaborativo de Professores MG

Recurso para Rede Lógica e Elétrica

- Renovação do Parque Tecnológico

Recursos Financeiros para Conectividade

Assinatura dos Termos com o Token

- Transmissão GFIP (Previdência Social CEF)

Solicitação de Atendimento

Agendas Internas da SRE

 


 .

 

 

E-mail institucional

 

 Gmail Logo Icon (2023) - Free Download PNG, SVG, AI

 

 

PLANILHA COM TODOS OS E-MAILS DOS ALUNOS* (Atualizado em MARÇO DE 2025) - (Clique aqui)

*Acesso permitido apenas com a conta de e-mail da escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), da supervisão pedagógica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou da secretaria.

 

CRIAÇÃO E SUPORTE AO E-MAIL DO SERVIDOR, ESCOLA E DEPARTAMENTOS* - (Clique aqui)

*Por questões de segurança, o retorno do atendimento será no e-mail da escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  

CONSULTA INDIVIDUAL DO E-MAIL DO ALUNO* - (https://idaluno.educacao.mg.gov.br/)

*A criação do e-mail institucional para os alunos e professores ​é automática com base no sistema SIMADE e Quadro de Horário.

 

REDEFINIR SENHA DO E-MAIL DO ALUNO* - (Clique aqui)

*Por questões de segurança, a redefinição de senha do e-mail do aluno só pode ser solicitada pelo professor ou qualquer outro servidor da escola, através de um login no e-mail institucional.

*O retorno do e-mail sempre será no e-mail da escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e da supervisão pedagógica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Botão voltar png | PNGWing

 


 .

 

 

 

Chromebook

 

 

Continuando às ações realizadas nos últimos anos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), com a finalidade de amenizar os impactos na aprendizagem provocados durante o período de pandemia, continuamos os esforços para equipar, cada vez mais, escolas, estudantes e professores.
 
Neste contexto temos a tecnologia como propulsora da aprendizagem, a união de equipamentos, materiais pedagógicos e a plataforma Digital de ensino (Google Sala de Aula) com intuito de contribuir para a melhoria do processo de aprender e ensinar. Sendo assim, o Chromebook, poderá ampliar as possibilidades na prática pedagógica cotidiana dos professores e consequentemente facilitará a integração com as atividades escolares. Para saber mais sobre os Chromebooks, foi criado o Guia de Orientação para uso do Chromebook, que está disponível em:
https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/index.php/inscricoes-abertas/572-chromebook-guia-de-orientacao 

Orientamos, para potencializar o uso das ferramentas disponíveis no Chromebook, que os professores realizem o curso "Google for Education: recursos e possibilidades", disponibilizado pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores.

 

 

O NTE é responsável pela orientação de aprovisionamento e suporte aos equipamentos.

 

 

Botão voltar png | PNGWing

 


 .

  

 

Se Liga Na Educação 2023

 

 

ATENÇÃO: Clique aqui para acessar as dúvidas comuns. 

 

 

  

Guias, Vídeos e Orientações técnicas do Se Liga Na Educação e Google for Education

 

- O Guia Prático Atualizado 18/03/2021 para Professores e Alunos do Conexão Escola 2.0 (clique aqui para acessar);

- Orientações para Escola: Orientações Técnicas, Enturmação/Ensalamento no Classroom e Fluxo de Suporte; (clique aqui para acessar)

- Memorando.SEE/SB.n° 78/2021, com o assunto “Formação para utilização do Aplicativo Conexão Escola 2.0.”; (clique aqui para acessar)

- Tutorial de instalação e acesso ao Aplicativo Conexão Escola 2.0 - Ricardo NTE 15; (clique aqui para acessar)

- Vídeo do Primeiro Acesso, orientações e dicas sobre o E-mail Institucional da Educação de Minas Gerais; (clique aqui para acessar)

- Como desativar o envio das conversas das salas dos professores no Google Classroom ao e-mail da supervisão. (clique aqui para acessar)

- Guia Avaliação Diagnóstica: Orientações aos estudantes. (clique aqui para acessar) Mais informações: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021

- Vídeo Alterando nome de e-mail e inserindo foto de perfil no e-mail institucional. (clique aqui para acessar)

- Desabilitar o código de convite no Google Classroom. (clique aqui para acessar)

- Dicas Utilização Google for Education para Estudantes (card em pdf com pequenos vídeos orientativos)
 
- E-book Google Classroom para Estudantes (clique aqui para acessar).
 
 
 
No endereço: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br - estão centralizados os materiais:
  • Vídeos Orientativos:
    • Como configurar e-mail institucional no dispositivo móvel.
    • Instalando o Aplicativo via Google Play Store em dispositivos Móveis.
    • Acessando o Aplicativo e Conhecendo a Interface.
    • Como Acessar E-mail Institucional e Google Classroom via Navegador Web.
    • Google Classroom: Como Criar Reuniões Seguras no Google Classroom e Google Meet.
  • Memorando enviados, Guia Prático e documentos oficiais; e
  • Dicas de produtividade Google Classroom.

 

Botão voltar png | PNGWing

 


  .

 

 

Curso EaD Google for Education: Recursos e Possibilidades

 

 

 

A orientação da SEE, é que o(a) professor(a) certifique-se com o curso EaD Google for Education: recursos e possibilidades (Gmail, Documentos, Drive, Classroom e outros), disponível na Escola de Formação (clique aqui para acessar).

 

Suporte aos Cursos EaD da Escola de Formação da SEE/MG FALE CONOSCO (clique aqui para acessar).

 

Material de Apoio da ESCOLA NA NUVEM (clique aqui para acessar).
 

 

Botão voltar png | PNGWing

 


  .

 

 

Educação Conectada - SEEMG/MEC

 

ACESSO AO SISTEMA

http://sispddeinterativo.mec.gov.br/

Secretaria aderiu ao Programa Educação Conectada. – Prefeitura Municipal de  Riachão do Poço

 

Botão voltar png | PNGWing

 


 

  .

 

 

E-book Colaborativo de Minas Gerais - Professores

 

 

 

Olá, educadores! Como culminância de nosso trabalho e da parceria entre SEE/MG e GetEdu, convidamos vocês para participar da criação de um e-book colaborativo. A ideia é que vocês acessem o arquivo referente ao e-book de seu estado e insiram uma ideia de aula que vocês realizaram com os alunos utilizando alguma ferramenta do Google. Cada professor(a) um terá um slide para escrever e inserir imagens ilustrativas.

Acesse o e-book aqui - O e-book foi finalizado em 20 de outubro de 2021 com a colaboração dos professores/as.

 
 

 

Botão voltar png | PNGWing

 


 .

 

 

Recurso Financeiro para Atendimento da Rede Lógica e Elétrica de Informática

 

Redes de computadores - ícones de computador grátis 

 

Demandas para obras de reforma e/ou ampliação na rede lógica e elétrica das escolas

 

Documento Orientador de Cabeamento Estruturado 2020/2021 - (Clique aqui para acessar)

   

ATENÇÃO: ENVIAR OS ORÇAMENTOS (Clique aquiREABERTO PARA AS ESCOLAS QUE AINDA NÃO RECEBERAM.

 

3. Processo de Contratação

 

4. Solicitar vistoria da obra/reforma da rede para aprovação e liberação de pagamento.

 

Botão voltar png | PNGWing

 


 .

 

 

Renovação do Parque Tecnológico

 

Laboratório de informática | Foto Premium 

 

A Diretoria de Infraestrutura Tecnológica da SEEMG, solicita até o dia 30/04/2021, informações para subsidiar o projeto Renovação do Parque Tecnológico da SEE/MG, levantando informações sobre as condições atuais dos computadores e possível demanda de equipamentos complementares para atendimento às ações das Escolas Estaduais de Minas Gerais.

O projeto visa adquirir computadores Desktop para suprir as Escolas que possuem déficit de equipamentos e substituir aqueles que não correspondem mais aos critérios de sustentabilidade, segurança da informação e desempenho para as atividades administrativas e pedagógicas. As Escolas também receberão notebooks com base no número de alunos matriculados e a princípio o quantitativo máximo será de 3 (três) equipamentos por Unidade.

Sendo assim, foi disponibilizada um formulário para preenchimento de modo a viabilizar essa ação. O acesso está disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezeWpOHkd_I6mhb6fZ2iUN5Z7s0P0Mj4JK0KAp10r1ynNTcg/viewform?usp=sf_link “LEVANTAMENTO DE DEMANDA - NOVOS EQUIPAMENTOS_MOBILIÁRIOS”.

Para direcionamento e auxílio no levantamento das informações, a DITE está considerando que todos os equipamentos anteriores ao Pregão 06/2015 serão substituídos por equipamentos novos e de melhor desempenho.
 

O prazo para o atendimento desta demanda e preenchimento da planilha, foi encerrado no dia 30/04/2021.

 

Com base nas informações preenchidas pelas escolas, a SEEMG iniciará o processo de aquisição dos equipamentos necessários adquiriu os computadores do pregão 81/2021 e distribuiu para todas as escolas.

 
Botão voltar png | PNGWing
 
 

 .

 

 

Recursos Financeiros para Conectividade MEC e SEEMG

 Vetores e ilustrações de Internet png para download gratuito | Freepik

CONECTIVIDADES DISPONÍVEIS
 

Através da SEEMG e MEC, atualmente há três meios de conectividades disponíveis para as escolas:

1 - PBLE (Programa Banda Larga nas Escolas MEC)

2 - Conectividade via Termo de Compromisso SEEMG
  • SEEMG - Conectividade Administrativa: repasse no valor de 5 mil no fundo de manutenção e custeio, para priorizar o setor Administrativo (também pode ser utilizado para o Pedagógico, caso a escola ainda não tenha recebido conectividade ou recurso financeiro do MEC).

3 - Programa de Inovação Educação Conectada MEC
 
 
Informações de Conectividade SEE/MG 2021, solicitadas às escolas pela DITE - Diretoria de Infraestrutura Tecnológica da SEEMG.


Prazo: Segunda-feira dia 21/06/2021. O prazo para o atendimento desta demanda foi estendido até 23/06/2021 e encerrado.

Segue o link para o preenchimento do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfVi-XtSffWHDJA-dGRTA7gEhBqlOuc6t534lDqGwzqOKA8A/viewform?usp=sf_link

 

 Botão voltar png | PNGWing

 


 .

 

 

Assinatura com o token nos Termos de Compromisso (orientação técnica)

 

Escola Virtual Gov

 

Para tentar auxiliá-los num problema comum, seguem informações que podem resolver problemas com a instalação e identificação do token:

 
1 - Primeiramente, é necessário verificar a versão do seu sistema operacional (Windows) se é 32 ou 64 bits para instalar a versão correta do token. Para descobrir qual versão do Windows seu dispositivo está executando, pressione a tecla do logotipo do Windows + R, digite winver no campo Abrir e clique em OK.
 
2 - O navegador Firefox 32 bits e o Java 32 bits são compatíveis com o sistema e indicados para realizar a assinatura do token. Para continuar, baixe o Firefox clicando aqui e baixe o Java clicando aqui, execute os dois arquivos baixados para fazer a instalação.
 
3 - Abra o navegador Firefox 32 bits que foi instalado e execute os passos abaixo e insira o token na porta USB. Siga o manual de instalação que veio junto com o token para baixar os drivers do modelo adquirido no site do fabricante e de acordo com a versão do sistema operacional 32 ou 64 bits.
 
4 - Reinicie o computador após a instalação do token.
 
5 - Abra novamente o navegador Firefox e faça a instalação do componente Signa da Prodemge, clique aqui para baixar o instalador Signa obrigatório e depois baixe e execute também o plugin Signa para o Firefox.
 
6 - Pronto, com os drivers do token instalados, Firefox 32, Java 32 e o componente Signa, basta acessar a página https://plano.termocompromisso.educacao.mg.gov.br/ para fazer a assinatura digital.
 
 
 

 

 Botão voltar png | PNGWing

 

 

 .

 

 

Transmissão GFIP com erro do Plug-in Java (Solução)

 

 

Para tentar auxiliá-los num problema comum, segue anexo o Guia Rápido da Caixa e outras informações que podem resolver a mensagem de erro no site da conectividade social para transmitir a GFIP: "O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior, para executar corretamente em sua máquina. A página não poderá ser carregada, pois não foi detectado uma versão do Plug-in instalado."

 
Primeiramente, é necessário verificar a versão do seu sistema operacional (Windows) se é 32 ou 64 bits para instalar a versão correta do Java. Para descobrir qual versão do Windows seu dispositivo está executando, pressione a tecla do logotipo do Windows + R, digite winver no campo Abrir e clique em OK.
 
O navegador Internet Explorer é o navegador indicado pela Caixa para realizar a transmissão GFIP.
 
Lembre-se de habilitar o Java nos complementos do navegador Internet Explorer, configurar o Modo de Compatibilidade inserindo o endereço da Caixa: caixa.gov.br
 
Insira os endereços do sistema da Caixa em "sites confiáveis" do navegador Internet Explorer, acesse o Menu Ferramentas ou o ícone da engrenagem no seu navegador, selecione "Opções da Internet", entre na aba "Segurança" e na opção "Sites confiáveis, clique no botão "Sites", desmarque a opção "Exigir a verificação do servidor (https:) para todos os sites desta zona e adicione cada endereço a seguir:
 
https://*.caixa.gov.br
 
No caso da aplicação ser bloqueada você precisa fazer algumas liberações diretamente no JAVA, e incluir também alguns links do Conectividade Social.


Para isso acesse Painel de Controle do seu Computador depois abra o JAVA, em seguida acesse as configurações do JAVA e na aba "Segurança", inclua os seguintes URL's na "Lista de Exceções de Sites":

 
https://*.caixa.gov.br
http://caixa.gov.br/
http://cmt.caixa.gov.br/
http://conectividade.caixa.gov.br
https://conectividade.caixa.gov.br/
https://conectividade.caixa.gov.br
http://conectividade.caixa.gov.br/
http://conectividade.caixa.gov.br:80
http://conectividade.caixa.gov.br:80/
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/cxpostal/applet/cnsenvio.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/cxpostal/applet/msgenvio.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/sicnsregistro/applet/assinar1.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:443/static/sicnsregistro/applet/assinar1.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/procuracao/applet/assinar.jar
 
Segue abaixo o Guia Rápido de Configurações para a transmissão pelo Conectividade Social ICP, elaborado pela própria Caixa Econômica.
 
 
✓ Central de Telesserviços CAIXA:
Fones 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais Localidades).

 

 Botão voltar png | PNGWing

 

 

 .

 

 

Solicitação de Atendimento à Equipe do NTE:

 

 

Coordenação

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Suporte Técnico

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Suporte Pedagógico

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

>> Clique aqui para SOLICITAR ATENDIMENTO <<

 ATENDIMENTO PRESENCIAL

 

 

ATENDIMENTO REMOTO

Clique aqui para baixar e instalar o Team Viewer da SEE para o suporte da equipe NTE via acesso remoto.

 

Botão voltar png | PNGWing 

 

 

 .

 

 

Reserva nas Agendas Internas da SRE:

   

 

-> Clique aqui para acessar o passo a passo para reservar.

 

-> Agenda do AUDITÓRIO PRINCIPAL DA SRE (3º andar).

 (Acesso SRE: com e-mail pessoal institucional)

 

-> Agenda da ROTA DE ATENDIMENTO da SRE.

(Acesso SRE: com e-mail pessoal institucional)

 

 

 

 

 

Botão voltar png | PNGWing 

 


 

 

Sistemas do NTE:

 

  

Atenção, área restrita! Acesso somente autorizado aos servidores do NTE.

 
 
 
 
 
 
 

 

 

Programa Jovem de Futuro - CdG Mineiro

 

"SRE Pouso Alegre apresenta as Boas Práticas de suas Escolas"

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Agradecemos o contato e retornaremos em breve. 

 

 

 

 
 

Leia as orientações abaixo e clique aqui para reservar a vaga ou o veículo.

Atenção Motoristas: ACESSE AQUI ORIENTAÇÕES SOBRE UTILIZAÇÃO DOS VEÍCULOS OFICIAIS.


 Orientações para as Rotas de atendimento dos veículos oficiais da SRE, com base no decreto 47.045/2016

 

ROTAS

- Para o atendimento dos municípios da Regional de Ensino deverá ser observado o Decreto nº 47.045/2016;

- Para os municípios não atendidos pela rota fixa  (anexo I),  serão disponibilizados recursos para acobertar as despesas para o deslocamento (passagens) e hospedagem do(s) servidor(es) , se necessário, conforme Decreto nº 47.045/2016, evitando assim que os mesmos fiquem descobertos pelos serviços necessários;

- O agendamento do uso do veículo na rota deverá ser realizado pelo servidor responsável em cada diretoria  com antecedência mínima de 24 horas:

DIRE : Rafaelly e Bruno

DAFI: Thaís e Karina

DIPE: Keilla

NTE: André

IE: Jonas

- As rotas fixas (anexo I) são inalteráveis, não devendo sofrer acréscimos e/ou permutas de municípios ou desvios;

- Havendo veículo disponível, após o atendimento à rota fixa, poderá ser liberado veículo para atendimento aos demais municípios desde que haja servidor credenciado para a condução do mesmo.

- Os municípios não atendidos pela rota fixa (anexo I) poderão beneficiar-se de "carona", são eles: Borda da Mata, Congonhal, São Sebastião da Bela Vista, Santa Rita do Sapucaí, Estiva, Cambuí, Cachoeira de Minas, Heliodora e Careaçu. 

As situações não dispostas nestas orientações deverão ser levadas ao setor responsável e/ou chefia imediata para que sejam analisadas e atendidas mediante as especificidades de cada caso.

 

VEÍCULOS OFICIAIS

- Diariamente serão disponibilizados até 04 (três) veículos e 02 (dois) motoristas da MGS para o atendimento prioritário às rotas fixas do anexo;

- Os demais veículos serão conduzidos por servidores credenciados;

- Prioritariamente os veículos Siena, S10 e Amarok deverão ser disponibilizados para as viagens com número superior a 3 passageiros para otimização da rota. Sendo assim, é necessário que aconteça a organização entre os servidores ao realizar o agendamento da rota.

 

AUTORIZAÇÕES DE SAÍDA E ABASTECIMENTO

- As autorizações de saída dos veículos serão disponibilizadas a partir das 8h;

- É vedada a saída do veículo oficial sem a respectiva autorização;

- É de responsabilidade do condutor no retorno da viagem e/ou serviço externo, a entrega, o mais breve possível, da autorização de saída contendo os dados necessários (quilometragem, horário e possíveis observações) ao setor responsável de forma a viabilizar a próxima saída do mesmo veículo;

- O condutor é responsável pelo abastecimento do veículo a ser utilizado.

 

 Anexo I

ORIGEM

 DESTINO(S)

 Pouso Alegre

 Albertina e Jacutinga

 Pouso Alegre

 Bom Repouso e Cambuí ( EE Profa Maria da Conceição de Morais)

 Pouso Alegre

 Cachoeira de Minas – Distrito do Itaim 

 Pouso Alegre

 Extrema e Toledo

 Pouso Alegre

 Senador Amaral e Córrego do Bom Jesus

 Pouso Alegre

 Camanducaia , Distrito de Monte Verde  e Itapeva

 Pouso Alegre

 Borda da Mata : Distrito do Cervo e Sertãozinho

 Pouso Alegre

Ipuiúna e Senador José Bento

 Pouso Alegre

Monte Sião e Ouro Fino 

 Pouso Alegre

Bueno Brandão , Munhoz , Pinhalzinho e Inconfidentes

 Pouso Alegre

 São João da Mata , Silvianópolis e Espírito Santo do Dourado

 Pouso Alegre

 Sertãozinho e Pantano

 Pouso Alegre

 Tocos do Moji

 

 
 
 
 
 

 

 

Temos 89 visitantes e Nenhum membro online

SRE Pouso Alegre

Avenida Vicente Simões, 494 - Bairro Guanabara

Pouso Alegre / MG, CEP: 37554-100

Telefone de contato: (35) 2103-2400