11/03/2021

Alguns alunos que foram cadastrados no SIMADE neste ano, podem apresentar falhas no login do E-mail, no aplicativo Conexão Escola 2.0 e na consulta dentro do site idaluno.educacao.mg.gov.br, pois estão em processo de cadastramento e liberação nos sistemas. Peço a gentileza de informar a estes alunos que em breve os acessos serão estabilizados. Agora, às 17h30, do dia 11/03/2021, mais de 90% das falhas já foram restabelecidas.

Os problemas de acesso aos e-mails dos alunos, aplicativo Conexão Escola 2.0 e na consulta ao site idaluno.educacao.mg.gov.br foram sanados! Caso, ainda apareça alguns problemas específicos, favor solicitar o suporte ao e-mail institucional no formulário abaixo.

Apenas a etapa de enturmação/ensalamento ainda está em processo e algumas inconsistências encontradas, já estão recebendo a tratativa. Tais como, duplicidade de salas para o mesmo aluno, quantidade de turmas, quantidade de alunos divergente ao número constante no SIMADE, dentre outros problemas. Embora, não há a necessidade de solicitar o suporte para cada aluno, quanto a isto. Ainda não há previsão para o término desta tratativa.

 

16/03/2021

A Subsecretaria de Articulação, esclarece que as mudanças ocorridas em razão da enturmação pedagógica somente serão carregadas no Conexão Escola a partir de 19/03/2021. Assim, estas de fato ainda não se encontram refletidas no aplicativo.

A equipe de Avaliação da SEEMG informa que as avaliações já estão disponíveis para os estudantes matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Estudantes matriculados do 2º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental verão seus testes na próxima semana. Caso os estudantes já tenham tentado acessar o teste mais cedo, sugerimos que os estudantes realizem a limpeza de cache do aplicativo, seguindo os passos no sistema operacional Android do dispositivo móvel: Configurações -> Aplicativos -> Conexão Escola 2.0 -> Armazenamento -> Limpar cache. Até que consigamos realizar a limpeza centralmente.

 

17/03/2021

No momento do cadastro dentro do app Conexão Escola 2.0, mesmo que o usuário selecione a opção errada (Sou Aluno/Sou Professor), não haverá prejuízo. Uma vez que finalizado o processo de enturmação automática, o próprio sistema definirá quem é quem. Caso tenham mais problemas, faça a limpeza de cache do aplicativo, de acordo com a orientação do parágrafo acima.

Algumas turmas dos professores provavelmente não foram totalmente ensaladas ainda. O status de ensalamento de todo Estado se encontra em 58%, com previsão de conclusão em até 22/03/2021. Se o problema persistir, após a data de conclusão, favor nos comunicar.

 

18/03/2021

Todas as conversas das salas dos professores no Google Classroom, são encaminhadas no e-mail da supervisão "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", para desabilitar as notificações clique aqui para acessar o passo a passo e siga as orientações.

 

19/03/2021

 

23/03/2021

Informações importantes sobre o app Conexão Escola 2.0: 

1. Estudante está utilizando o app do Conexão Escola do ano passado, ou seja, precisa desinstalar e instalar o Conexão escola 2.0 novamente.

2. Estudante não está entrando com o e-mail institucional. Alguns estudantes estão tentando login com o gmail particular e não conseguirão acesso mesmo. Para acessar a prova, o estudante deve obrigatoriamente utilizar o e-mail institucional criado pela Secretaria, caso contrário não conseguirá acessar o teste e suas respostas não serão consideradas. Os estudantes que não souberem seu e-mail, podem consultar a informação por meio do site http://idaluno.educacao.mg.gov.br/ ou se informar com a direção da escola. A senha do primeiro acesso é a data de nascimento do estudante com barras (exemplo: 29/09/2006). Mais informações sobre o acesso ao aplicativo podem ser encontradas no Tutorial de instalação e acesso ao Aplicativo Conexão Escola 2.0 - Ricardo NTE 15; (clique aqui para acessar)

3. Estudantes que foram matriculados/enturmados entre os dias 03/03 e 17/03: terão acesso aos seus testes a partir de hoje, dia 23/03.

4. Estudantes que foram matriculados/enturmados após dia 18/03, ou até dia 18/03 estavam enturmados em turmas com mais de 60 alunos, não acessarão os testes pela Plataforma. Nestes casos a escola deve providenciar o arquivo digital ou impresso e lançar os dados posteriormente.

5. Estudante acessa e não aparece os cadernos de teste, apenas uma mensagem de que estará disponível. Nestes casos, sugerimos que o estudante faça a limpeza de dados no App seguindo estes passos no celular: Configurações -> Aplicativos -> Conexão Escola 2.0 -> Armazenamento -> Limpar dados e cache. Depois, entre no app novamente. Se persistir, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o e-mail que está utilizando para acesso.

6. O estudante não consegue finalizar o teste: As respostas dadas ficam salvas e recomendamos tentar novamente em breve.

7. Estudante tentando acessar a avaliação pela aba de Plano de Estudos. Essa aba não tem avaliação. Nesta aba será disponibilizado Plano de Estudos Individual apenas uma semana após o estudante finalizar ambos os testes da avaliação. 

8. Quando estudante acessa o aplicativo aparece tela branca: lentidão ao carregar o teste. Aguardar a tela carregar ou logar novamente.

9. Acesso a avaliação via web e aparece o erro: “Usuário ou senha inválidos. Tente novamente”. Este erro ocorre quando o estudante acessa via web, insere seu login e senha, mas ao invés de clicar em “Sign in with Google”, clicam em “ENTRAR”.  O correto seria clicar em “Sign in with Google”.

10. Estudante finalizou o teste e não consegue visualizar a avaliação. Após clicar em finalizar o estudante não consegue mais voltar ao teste. Para verificar se o envio aconteceu corretamente, o estudante precisa clicar na aba “respondido” e depois no ícone de lupa.

11. Os estudantes que possuem acesso à internet poderão também realizar o teste pelo computador, pela versão web. A avaliação no formato web pode ser acessada pelo link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021, clica em “Clique aqui - Avaliação Diagnóstica 2021”, insira login e senha institucional e clique em “Sign in with google”.

 

24/03/2021

Segue tutorial para abrir o Google Formulários no aplicativo Conexão Escola. Sobre o Google Meet não abrir no app, bem como docs, planilhas e apresentações, já foi reportado à Assessoria de Inovação e Prodemge para as tratativas. https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vQmKyOKWj__w98dR8T3VojDHTm3MljvQB-IgYWcLh4u9fGi8TzwhikHyNXsTKfnn-x1pGVIq73Y3KPl/pub?start=false&loop=false&delayms=60000 - Secretaria-Geral da Escola de Formação

 

25/03/2021

Devido ao grande número de questionamentos sobre a enturmação/ensalamento realizado através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. de perfil pedagógico, segue alerta.

Algumas escolas questionaram se poderiam organizar as turmas no classroom (Google Sala de Aula) com o perfil escola.codigo.pedagogico, adicionando professores que faltam, excluindo turmas atribuídas de forma errada, excluindo os alunos que estão em duplicidade nas turmas...

Alerto que: este trabalho de enturmação está sendo executado pela PRODEMGE junto com a SEEMG. Sendo assim, ainda não há informação oficial de que pode ser realizado pelo perfil pedagógico, sem provocar duplicidade ou gerar qualquer outro problema posteriormente. Infelizmente, sem orientação oficial, sugiro aguardar.

Informação oficial da SEEMG: 

O professor/aluno será lotado como professor/aluno da turma, uma vez que a carga é pela terminação do e-mail (@aluno e @educacao).

O problema de enturmação foi encaminhado para a área responsável e estamos aguardando uma solução o mais breve possível.

Gentileza não compartilhem o código da turma. O processo está sendo realizado automaticamente e qualquer interferência poderá ocasionar erros!

 

26/03/2021

Avaliação SIMAVE com inconsistências no perfil do aluno:

Sugerimos que ele realize a limpeza de cache do aplicativo, seguindo os passos no celular:

Configurações -> Aplicativos -> Conexão Escola 2.0 -> Armazenamento -> Limpar cache. Até que consigamos realizar a limpeza centralmente.

Se, mesmo com a limpeza do cache, não sanar o problema no perfil do aluno. O suporte técnico sobre a utilização da plataforma SIMAVE será realizado, exclusivamente, via e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - e chat disponível no link Fale Conosco da plataforma SIMAVE.

Sobre a utilização da plataforma SIMAVE escolas devem solicitar suporte técnico SIMAVE.

Em caso de problemas de enturmação dos professores e estudantes, a escola deverá verificar se os dados dos sistemas SIMADE e QUADRO DE HORÁRIOS estão atualizados. Em caso negativo, deverá providenciar a atualização nestes sistemas e aguardar o prazo para que as informações sejam carregadas no Conexão Escola 2.0.

 

29/03/2021

Apenas o professor pode gravar USANDO DIRETAMENTE O MEET, o aluno conseguiria usando software externo, por exemplo: o gravador de tela do próprio celular ou através de outro programa instalado no dispositivo.

 

"O processo de criação de e-mails institucionais e a enturmação de professores e estudantes no Conexão Escola 2.0 acontece centralmente de maneira automática. A partir da inclusão da enturmação dos estudantes no SIMADE e da vinculação dos professores no Quadro de Horários pelos gestores escolares, a informação será migrada para o aplicativo em 24 horas.

Em caso de problemas de acesso dos professores e estudantes, a escola deverá confirmar se o estudante/professor está utilizando a versão atualizada do Conexão Escola 2.0. Após esta verificação, deve identificar se trata-se de um problema com o e-mail institucional ou de enturmação.

Em caso de problemas de enturmação dos professores e estudantes a escola deverá verificar se os dados dos sistemas SIMADE e QUADRO DE HORÁRIOS estão atualizados. Em caso negativo, deverá providenciar a atualização nestes sistemas e aguardar o prazo para que as informações sejam carregadas no Conexão Escola 2.0. Atenção: A escola não deverá realizar esse processo manualmente, no Google Classroom, para o caso do professor ou estudante não estar enturmado, para evitar erros posteriores.

•        Repassar ao SEDINE da SRE para validar a situação da escola, ou seja, se todos estudantes relatados na situação problema estão inseridos no SIMADE e enturmados no mesmo.

•        O setor da SRE responsável pelo sistema Quadro de Horários deverá validar se os dados dos professores da Escola estão inseridos no referido sistema, ou seja, se os dados dos professores foram lançados no Quadro de Horários e feita a vinculação.

•        De posse das conferências acima, caso o problema não tenha sido identificado, o NTE enviará à equipe do Conexão Escola, a situação com os seguintes dados:
o        Dados da Escola: Nome da Escola e Código da Escola.
o        Dados do estudante: Nome completo, ID do aluno e e-mail institucional."
 
 

31/03/2021

No dia 29, a Diretoria de Informações Educacionais, informou ao SEDINE do procedimento para ativar uma lista de professores dentro do SIMADE.

Assim que concluírem a ativação dos mesmos no SIMADE, serão enturmados no app Conexão Escola. Enquanto o processo de enturmação não for concluído, não é possível que todos tenham o acesso às turmas ou disciplinas corretamente, ainda haverá inconsistência.
 
Para saber se o seu e-mail institucional já foi criado, acesse o formulário na seção E-mail institucional, selecionando dentro do formulário a opção "Consultar meu endereço de e-mail".
 
Segue para conhecimento e repasse, procedimento que o especialista deverá realizar quando o aluno ou professor sair acidentalmente da turma no Classroom.
 

05/04/2021

Para habilitar a internet patrocinada dentro do aplicativo Conexão Escola 2.0, é necessário concordar com a solicitação de conexão VPN que permitirá monitorar o tráfego de rede do seu dispositivo.
 

 

05/05/2021

 

Para os casos de professores que já estão ativos no SIMADE e vinculados ao Quadro de horários é necessário enviar o nome do professor, escola, turmas que não aparecem para o mesmo.

Pedimos, por gentileza, para os casos que apresentam problemas, enviar o print das seguintes situações:

1 - Professor ativo no SIMADE;
2 - Professor vinculado e associado no QUADRO DE HORÁRIOS.

Este se faz necessário para que possamos enviar solicitação de regularização junto à PRODEMGE.

 

12/05/2021

 

CORREÇÃO MANUAL DA ENTURMAÇÃO PELA CONTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA: Caso aconteça do aluno ou professor sair da sala.

 

Primeiramente as informações dos professores e alunos precisam ser inseridas e ativas nos sistemas SIMADE e Quadro de Horários.

 
Após as correções nos sistemas, dentro de 24 horas é atualizada a enturmação. Caso isso não ocorra, segue um vídeo para que possa fazer o processo de enturmação ou desenturmação manualmente:  
 
 
Lembrando que, se as informações no SIMADE e Quadro de Horários divergirem com a enturmação do Google Sala de Aula, a enturmação no Google Sala de Aula será sobreposta no momento da atualização automática.
 

 

24/08/2021

 
 
 

Uso do Google Meet com patrocínio de dados (internet patrocinada):

 

2. Abertura dos aplicativos Jamboard, Documentos, Planilhas e Apresentações Google com permissão de edição pelo professor/aluno via aplicativo Conexão Escola 2.0.

3. Atualização de segurança do aplicativo Conexão Escola 2.0.

4. Atualização de correção com aumento no tempo de espera do aplicativo ao acessar o Google Classroom facilitando a habilitação da internet patrocinada.

 

 

 

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