Imagine você que existisse um remédio para combater o compartilhamento de notícias falsas. Pois foi esse o tema central da redação que levou a estudante Vitória Silvana Severino Pereira, da EE José Tomás Cantuária Júnior de Tocos do Moji, ao 2o lugar no Concurso “EPTV na escola”.
Segundo a professora Edilaine, a redação vencedora “É um texto no formato de bula de remédio, o qual se trata de um medicamento indicado para que as pessoas parem ou pelo menos, evitem, compartilhar as notícias falsas.
Para a aluna Vitória, sua redação fala sobre um medicamento que cura as pessoas, ou pelo menos, evita que essas pessoas se contaminem com as Fake News. “Fiquei muito feliz e ainda não estou acreditando”, disse a aluna.
![]() |
Diretora Rosemary, estudante Vitória e Supervisora Rosana |
Redação EPTV na escola – 2019
Título: Verossímil (Credibília) – 500 mg
Aluna: Vitória Silvana Severino Pereira
Professora: Edilaine de Fátima Pádua Andrade
Semifinalistas
Além da estudante Vitória, outras duas estudantes da SRE Pouso Alegre chegaram até as semifinais do concurso, veja abaixo:
Cidade: Córrego do Bom Jesus
Aluna: Maria Eduarda Lemes Ximenes
Escola: Escola Estadual Professor Maximiano Lambert
Professora: Nilta Aparecida da Fonseca
Título da redação: “Quem conta um conto aumenta um ponto”
Cidade: Heliodora
Aluna: Larissa Ferreira Fernandes
Escola: Escola Estadual Professor Celso Vieira Vilela
Professora: Francieli Aparecida Dias Fagundes
Título da redação: Mentiras disfarçadas de verdades: fique atento!
EPTV na Escola
O projeto está em sua 20ª edição e, para estes alunos que foram selecionados, conhecer a EPTV é um grande prêmio. Os números nos mostram que o EPTV na Escola é um projeto com grande expressão nas regiões de cobertura. No Sul de Minas 127, dos 160 municípios da área de cobertura, aderiram ao projeto. Ao todo são 18.917 alunos que fizeram a redação e 1.300 visitam a EPTV. A premiação dos finalistas acontece no dia 31 de outubro.