A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) da Prefeitura de Pouso Alegre realizou de 18 a 25/09 a Semana Nacional do Trânsito, com uma programação especial que contou com Palestras sobre trânsito na EE Vinícius Meyer.
Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é “No Trânsito, o Sentido É a Vida” e reforça as atividades da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” (2011/2020).

As ações desenvolvidas durante a semana, de 18 a 25 de setembro, incluíramm blitz, apresentações teatrais de alunos de escolas públicas e palestras de conscientização, abordando a importância da responsabilidade de cada cidadão para um trânsito mais seguro.

Através de práticas cotidianas como utilizar as faixas de pedestres para a travessia de vias públicas, não falar ao celular enquanto dirige e não avançar o sinal vermelho, as campanhas educativas têm se estendido para todo o ano, sobretudo nas escolas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

A abrangência de crianças e adolescentes nas campanhas propõe um trabalho de conscientização de futuros motoristas, tornando-os multiplicadores das ações que buscam a segurança de todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas ou condutores de veículos, esclarece a educadora de trânsito Vera Helena Machado. Para a SMTT, as ações preventivas são as melhores formas de conscientização dos direitos, deveres e limites no trânsito.

Confira a programação
Dia 18/09
8h30 Abertura na Praça Senador José Bento – Caminhada com 600 alunos de escolas públicas e particulares subindo a Av. Dr. Lisboa.
9h – Abertura oficial com momento cívico na Praça e a presença das autoridades.

Dia 19
9h semáforo da Av. Vicente Simões com Dr. Lisboa – blitz educativa com pedestres e condutores;
13h – atividades com os alunos da escola CNEC.

Dia 20
9h – Panfletagem de conscientização no Terminal Rodoviário.

Dia 23
9h – conscientização com os pedestres – Praça Senador José Bento;
13h Palestra para alunos da EE Vinícius Meyer.

Dia 24
9h – Conscientização no Transporte coletivo (Av. Duque de Caxias);
13h – Palestra para alunos da EE Vinícius Meyer.

Dia 25
9h – Encerramento na Câmara Municipal com apresentação de alunos das Escolas Municipais Sabina de Barros e Vasconcelos Tosta – Premiação do Concurso de Educação de Trânsito.
Na realização das atividades da Semana do Trânsito, a Secretaria Municipal conta com participação da Câmara de Vereadores, instituições militares, associações e clubes de serviços, empresas comerciais e de governo, secretarias municipais de Saúde e Educação e Cultura, além da Superintendência Regional de Ensino.

Abaixo algumas fotos do encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Pouso Alegre, que contou com a participação da Superintendente Clicia:

SRE Pouso Alegre Semana Nacional de Trânsito   SRE Pouso Alegre Semana Nacional de Trânsito   SRE Pouso Alegre Semana Nacional de Trânsito

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online

SRE Pouso Alegre