Na última semana o Ministério da Educação divulgou os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019. A SRE Pouso Alegre, assim como o Estado de Minas Gerais, apresentou um aumento do índice (em relação ao ano de 2017) no Ensino Médio (SRE: 3,8 para 4,33 / MG: 3,6 para 4,0) e Ensino Fundamental – Anos Finais (SRE: 4,9 para 5,15 / MG: 4,4 para 4,6), mantendo-se estável nos Anos Iniciais (SRE: 6,7 para 6,57 / MG: 6,5 para 6,5).

Nossas Escolas Estaduais brilharam mais uma vez, com pelo menos 3 escolas em cada modalidade de ensino entre os 100 melhores índices do Ideb de Minas Gerais.
Esse resultado é fruto do trabalho de nossos professores, do desempenho de nossos estudantes e da dedicação dos gestores e servidores da educação de cada uma de nossas escolas e também da SRE.

Com este resultado alcançamos níveis de proficiência superiores à média do Estado de Minas, em todas as modalidades de ensino, reafirmando a qualidade e o empenho dos nossos professores na aprendizagem dos estudantes.

Melhoramos ainda o fluxo (rendimento) escolar em todas as etapas de ensino, demonstrando um aumento no desempenho dos nossos estudantes, seja nas avaliações internas ou na resposta às intervenções pedagógicas realizadas pelas escolas.

Além disso, com o apoio das SREs e dos gestores escolares, a SEE/MG implantou durante o ano de 2019 a “Busca Ativa”, iniciativa que visa o mapeamento dos estudantes em situação de evasão escolar e, consequentemente, a regularização das turmas para o Censo Escolar, base de dados para a realização das Avaliações Externas.

Enfim, muitos são os fatores que contribuíram para este grande resultado. É hora de comemorarmos os avanços e discutirmos juntos os desafios e estratégias para melhorarmos ainda mais, alcançando nossas metas educacionais.

Agradecemos mais uma vez cada um de vocês e seguimos juntos.

Clícia Beraldo
Superintendente Regional de Ensino de Pouso Alegre