Nesse aplicativo, o estudante terá acesso às teleaulas do Programa Se Liga na Educação exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nas aulas e ao Plano de Estudos Tutorado (PET). Além disso, no “Conexão Escola” será possível entrar em contato com o professor por meio de um chat de conversas para interação e esclarecimentos de dúvidas dos conteúdos. Ressaltamos que a partir do download do aplicativo a navegação é gratuita.

Como instalar o aplicativo?
Acesse o Play Store, pesquise pelo aplicativo “Conexão Escola” e clique em “Instalar”. Caso não consiga localizá-lo no Play Store, acesse pelo link: https://play.google.com/store/apps/details… . Salientamos que o aplicativo, até o momento, é compatível com o sistema ANDROID - versão 5.0 ou superior.

O que é o ID do estudante?
É o número único do estudante quando do registro de sua matrícula no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e será utilizado como login de acesso ao “Conexão Escola”. Caso não seja possível recuperar o ID pelo aplicativo, o(a) Gestor(a) Escolar poderá consultar essa informação no Boletim Escolar do estudante, disponível no SIMADE, menu Aluno-> Matrícula. Incluir o nome do Aluno -> Pesquisar -> no botão “Sit. Escolar”, escolher a opção Boletim. No Boletim, no campo código, será exibido o ID do estudante.

Como o estudante irá acessar pela primeira vez o aplicativo?
Na tela inicial do celular, basta clicar em “Não sabe seu usuário ou senha? Clique aqui”. Em seguida, digitar os dados solicitados (Lembrando que é necessário o preenchimento do nome completo do estudante, data de nascimento (DD/MM/AAAA) e Filiação 1, da mesma forma que foi informado no SIMADE, e assim o Sistema exibirá um número que é o ID do estudante. Em seguida, em “Usuário”: informar o ID do estudante e no campo “Senha”: informar a data de nascimento.

Como o ID será utilizado nas atividades pedagógicas a distância?
O ID, junto com a senha (data de nascimento), será utilizado para que o estudante acesse o aplicativo de atividades não presenciais disponível para celulares.

Ao acessar o aplicativo, o aluno terá acesso direto à escola/turma na qual está matriculado, sendo que, ao clicar:
· em uma das Áreas de Conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Linguagens, terá acesso às videoaulas do seu ano de escolaridade;
· em “Conteúdo Complementar”, terá acesso ao PET, à apresentação utilizada nas videoaulas e a outros materiais disponibilizados pela SEE;
· no campo “Pesquisar”, o aluno poderá procurar materiais disponíveis no aplicativo e fazer o download deles em seu dispositivo móvel.

ESTEJA ATENTO: Para visualizar o PET no aplicativo, o estudante precisa possuir um leitor de Formato Portátil de Documento (PDF) instalado em seu celular.

Como os professores terão acesso ao aplicativo Conexão Escola?
O acesso dos professores será realizado com a senha de acesso ao Diário Escolar Digital (DED). Caso o professor ainda não possua essa senha, o(a) Gestor(a) Escolar deverá cadastrá-lo no SIMADE (menu Utilitários -> Gerência de Usuários -> incluir). O Sistema encaminha um link ao e-mail informado no cadastro para que seja definida a senha de acesso, lembrando que o tamanho da senha deve ser de no máximo nove caracteres. Caso o professor já possua acesso ao DED mas tenha esquecido a senha, deverá redefini-la na tela inicial do DED, clicando em "esqueci minha senha".

Onde buscar mais informações?
O site “Estude em Casa” possui as informações sobre o REANP. Acesse em https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/inicio