Com o objetivo de compartilhar e discutir boas práticas educacionais, cerca de 500 alunos se reuniram no dia 29 de novembro para a realização da terceira edição do Intercâmbio de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da SRE Pouso Alegre. A finalidade é partilhar atividades que vêm sendo desenvolvidas entre as escolas da rede de ensino que já estão inseridas na dinâmica do Ensino Médio em Tempo Integral.

“Queremos que os estudantes e os profissionais conheçam mais sobre a modalidade, e assim aprimorar a implementação e expansão entre as escolas”, afirma a superintendente regional de ensino de Pouso Alegre, Clícia Beraldo.

A superintendente comemora a evolução dos resultados e o envolvimento dos alunos. “A cada edição é um sucesso maior. Este ano os estudantes passaram um dia com oficinas e rodas de conversa. Os alunos ficaram responsáveis pela organização das salas e acolhimento. Desenvolvemos as atividades pensando em valorizar o protagonismo juvenil”, pontua a gestora escolar.

“Foi uma experiência muito interessante e produtiva. Além de conhecer pessoas novas, pude ver como o EMTI acontece na escola dos colegas”, afirma Gabrielly Pavanello Rezende, aluna da EE Cônego José Eugênio de Faria, em Cachoeira de Minas.

Cada unidade escolar assumiu a responsabilidade de apresentar uma temática específica, distribuindo as discussões em salas de aula organizadas pelos próprios alunos. Os tópicos abordados incluíram Protagonismo, Tutoria, Estudos Orientados, Projeto de Vida, Educação Profissional e Acolhimento.

A programação foi dividida em diferentes momentos voltados para o compartilhamento de experiências. Apresentações artísticas e culturais, mostra de ciências e ainda uma roda de conversa para propor ideias e sugestões para o próximo ano letivo. Estudantes, professores e servidores circularam entre as salas temáticas, promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre o modelo adotado. As visitas proporcionaram discussões sobre a realidade e o cotidiano das diferentes escolas, fortalecendo os laços entre os participantes.

Cada unidade escolar assumiu a responsabilidade de apresentar uma temática específica, distribuindo as discussões em salas de aula organizadas pelos próprios alunos. Os tópicos abordados incluíram Protagonismo, Tutoria, Estudos Orientados, Projeto de Vida, Educação Profissional, e Acolhimento.

Nove escolas estiveram envolvidas no evento, sendo seis delas com oferta de ensino profissional, voltadas para desenvolvimento de sistemas e agropecuária. Representantes de outras três escolas que irão ofertar o EMTI em 2024 também participaram para aprender mais sobre as atividades. Além da superintendente Clícia Beraldo, a equipe pedagógica também esteve presente para reforçar o compromisso da comunidade educacional com a promoção de experiências que favorecem o processo de ensino-aprendizagem.

Escolas participantes:

E.E. Cônego José Eugênio de Faria - Cachoeira de Minas

E.E. Coronel Paiva - Ouro Fino

E.E. Delfim Moreira - Santa Rita do Sapucaí

E.E. Guerino Casassanta - Ouro Fino

E.E. João Lopes - Cambuí

E.E. José Gomes de Morais Filho - Albertina

E.E. Lauro Afonso Megale - Borda da mata

E.E. Presidente Bernardes - Pouso Alegre

E.E. Sanico Telles - Santa Rita do Sapucaí

 

 

 

Temos 162 visitantes e Nenhum membro online

SRE Pouso Alegre

Avenida Vicente Simões, 494 - Bairro Guanabara

Pouso Alegre / MG, CEP: 37554-100

Telefone de contato: (35) 2103-2400