Encontro leva formação sobre implementação do Currículo Referência de Minas Gerais nas escolas do estado. Multiplicadores de todas as regiões participaram de oficinas e palestras para dinamizar a forma como as mudanças serão aplicadas nas salas de aula.

Representantes de todas as regiões de Minas participaram, entre os dias 25 e 27 de novembro, do I Encontro Formativo Sobre o Currículo Referência de Minas Gerais. Estiveram presentes os analistas Luiz Carlos e Nângela, da SRE Pouso Alegre; as representantes das secretarias municipais de educação Simone Borges e Cláudia Ramos, além da Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí, Rosé Mary, representante da UNDIME na nossa região. O encontro foi para alinhar questões pedagógicas e aprimorar formas de dinamizar a aplicação em sala de aula das diretrizes adotadas no Currículo Referência de Minas Gerais para os alunos do ensino fundamental e infantil.

O documento, elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), começa a ser implementado nas unidades de ensino no próximo ano. Cerca de 360 pessoas participaram do encontro.

Durante a formação, os multiplicadores – pessoas responsáveis por repassar as dinâmicas apresentadas em suas regiões - participaram de oficinas e palestras. Temas como o ensino por competências e habilidades, organização curricular da educação infantil por campos de experiências e planejamentos foram trabalhados ao longo da formação.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, o encontro foi um marco, devido à sua relevância e proposta. Com pessoas de todas as regiões envolvidas e participando da mesma formação, ela acredita que a educação de Minas dá um passo fundamental para implementação do Currículo Referência. “São as pessoas que estarão bem mais próximas para chegar em cada um dos municípios, em cada uma das escolas. Então, este momento para nós é realmente um marco para o sucesso da formação e para que, em 2020, estejamos todos preparados para, realmente, desenvolver o currículo dentro da sala de aula”, destacou.

Troca de experiência

O momento também foi comemorado pelo analista educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, José de Paula Ribeiro. Segundo ele, perceber como o Currículo Referência foi concebido e ajudar a verificar como ele será, de fato, aplicado a sala de aula é muito importante. “Além de entender melhor, você pensa como vai articular na regional para trabalhar com as escolas, com os professores, para entender, de fato, como ele vai ser implementado nas escolas. Além disso, é oportunidade de você pensar, discutir, ouvir outros pensamentos e perceber que nesta discussão você pode trocar experiências sobre as dúvidas, ansiedades e dificuldades”, comentou.

Multiplicadores participaram de oficinas para dinamizar a aplicação do Currículo Referência de Minas Gerais. Foto: Marcelo Ernesto
Multiplicadores participaram de oficinas para dinamizar a aplicação do Currículo Referência de Minas Gerais. Foto: Marcelo Ernesto


Currículo Referência de Minas Gerais

O Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental é resultado de um intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 está sendo de transição e dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.

 
 
 
 
 

 

 

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