Um grupo de 15 professores se reuniu, na última terça-feira (19/11), com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna. Entre eles estava a professora de química Camila Lacerda Balestra Ribeiro, da EE Sanico Teles de Santa Rita do Sapucaí. A reunião teve o intuito de avaliar e dar sugestões para a política de expansão do Ensino Médio Integral. A partir de 2020, a rede estadual vai aumentar dos atuais 12 mil alunos na modalidade, em 78 escolas, para 28 mil estudantes em 281 unidades de ensino com atividades o dia todo.

A secretária ouviu as experiências dos profissionais que já lecionam nesta etapa da educação básica e também apresentou quais as políticas estão sendo pensadas e serão desenvolvidas na rede pública estadual. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Durante o encontro, os professores fizeram relatos das vivências em sala de aula e contribuíram com a colocação de alguns pontos que devem ser observados no ensino médio integral. A secretária também apresentou informações sobre o que está sendo trabalhado pela SEE para a solução de algumas das demandas e destacou algumas prioridades que devem ser alvo de ações inicialmente.


Com a ampliação de escolas em tempo integral e o aumento da carga horária desses estudantes para 9 horas diárias, Minas Gerais dá mais um importante passo em direção ao que dispõe a legislação do novo ensino médio, determinada pelo governo federal. Para a secretária Julia Sant’Anna, o encontro rendeu importantes percepções e possibilitou, principalmente, estar próximo dos educadores que, diariamente, estão atuando nesta modalidade de ensino.

Representantes de todas as regiões

Ainda de acordo com a secretária, ter a presença de professores de cada parte do estado é fundamental para ter multiplicidade de visões. “Nosso esforço foi para que a gente consiga ter uma visão ponderada, crítica, e, ao mesmo tempo, muito construtiva para um programa que é muito ambicioso, uma vez que busca fazer uma expansão expressiva do ensino médio de tempo integral, trazendo, efetivamente, uma boa política de ensino médio para o estado que tanto quer essa política de ensino médio”, avaliou.


Uma das preocupações apresentadas pelos professores e também da secretária foi em relação à evasão escolar. Anseio que deve continuar sendo tratado no grupo de trabalho que foi estabelecido e deve ser retomado em novos encontros. “Ouvi-los nas suas colocações, nas suas apreensões, é o que vai fazer esse programa dar certo”, ressaltou Julia.


Oportunidade de diálogo

A iniciativa de ter o encontro foi comemorada por todos durante a conversa. A proposta foi vista como importante canal de diálogo com a SEE. Para o professor da Escola Estadual Emília Esteves Marques, de Carangola, na Zona da Mata, Belarmino Aarão, está é primeira vez, em 23 anos de efetivo da rede estadual, que vivenciou experiência parecida. “Eu nunca tive essa oportunidade. E, olhar nos olhos, faz toda a diferença. Para você acreditar em uma educação de qualidade, você precisa dar crédito e potencializar essa confiança. Então eu estou muito feliz de estar aqui”, disse.

Com informações da SEE/MG

 

 

 

Temos 116 visitantes e Nenhum membro online

SRE Pouso Alegre

Avenida Vicente Simões, 494 - Bairro Guanabara

Pouso Alegre / MG, CEP: 37554-100

Telefone de contato: (35) 2103-2400